PUBLICIDADE

China: processamento de soja está forte com melhores margens

1 nov 2011 - 11h25
Compartilhar

As processadoras chinesas de soja esmagaram 1,3 milhão de t na semana passada, quando as indústrias das áreas costeiras operaram com uma capacidade mais alta devido a melhores margens, informou na terça-feira o Centro Nacional de Informação de Grãos e Óleo da China (CNGOIC, na sigla em inglês)

O órgão do maior importador de soja do mundo previu que em novembro as importações de soja pelo país chegarão a 5,2 milhões de t, em linha com sua estimativa anterior, mas em um volume que supera as 4,13 milhões de t de setembro e as 4,8 milhões de t de outubro, de acordo com dados do Ministério de Comércio.

Em novembro, devem chegar aos portos da província de Shandong 17 carregamentos com ao todo 1 milhão de t de soja - a região é a principal área de importação do grão. Os estoques comerciais de soja caíram para 5,4 milhões de t, ante 6,5 milhões de t em setembro, segundo o CNGOIC.

"A importação de soja deve se acelerar a partir de outubro, com as criações de porcos e frangos tendo crescido, mas de uma maneira geral a demanda (por farelo de soja) não tem dado um grande salto, o nível de reconstrução de estoques ainda está mais baixo do que nos melhores anos", afirmou Li Jiping, um analista de futuros, em Pequim.

O centro também estimou as importações de soja pela China em dezembro em 4,7 milhões de t, e os desembarques em janeiro em 4,6 milhões de t. Nesta época, as importações chinesas costumam se concentrar na oferta dos Estados Unidos, o maior produtor e exportador global, seguido pelo Brasil. A soja brasileira chegou em grandes volumes à China até setembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade