PUBLICIDADE

Datagro reduz projeção de produção de açúcar do centro-sul

24 out 2011 - 11h40
(atualizado às 18h09)
Compartilhar

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil na safra 2011/12 foi reduzida para 30,1 milhões de t, previu nesta segunda-feira a consultoria Datagro, contra previsão de setembro de 30,6 milhões de t. A moagem da safra 11/12 está em estágio final.

A colheita de cana no centro-sul, em estágio avançado, ficou bem menor do que se esperava inicialmente, devido a uma combinação de clima adverso e falta de investimentos na substituição dos canaviais envelhecidos, cujos rendimentos caem de forma acentuada após cinco anos.

Mas o presidente da Datagro, Plínio Nastari, disse não esperar outras revisões para baixo nos números desta safra. E ele disse haver pouca esperança de que os rendimentos no terço final da colheita se recuperem ante os obtidos até o momento.

Nastari afirmou que a colheita 2012/13 também deverá começar algumas semanas mais tarde que o normal, e espera que a maioria das usinas espere até o final de abril para começar a moagem novamente. A maioria das usinas deve fechar em 15 de novembro este ano, apesar de algumas continuarem até, pelo menos, mais um mês.

O analista fez uma forte revisão para baixo de suas estimativas de exportação de açúcar do centro-sul, para 21,1 milhões de t, contra 23,38 milhões de t estimadas anteriormente.

O retorno das chuvas em outubro deve ajudar no desenvolvimento da colheita 2012/13, que irá cair este ano, mas as chuvas também podem causar um leve recuo no teor de açúcar presente na cana que ainda deve ser colhida nesta temporada.

A moagem de cana 11/12 está estimada em 490,4 milhões de t, contra previsão de setembro de 498,6 milhões de t e ante 556,9 milhões de t na safra passada. "As condições climáticas são o principal problema para o replantio e a expansão de novas áreas. O solo tem ficado muito seco, atrasando os trabalhos", disse Nastari.

A Datagro estima que entre 13% e 14% da cana irá ser replantada na nova safra, contra uma média normal para a indústria de 17% a 18%, nível exigido para manter a produtividade em níveis adequados. "Os canaviais que poderiam ser colhidos no início de 2012 estão muito pequenos, após um tempo seco que afetou o desenvolvimento no início de 2011", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade